segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Fantasma da Ópera

É evidente o poder que o teatro, a música e o cinema têm sobre a minha inspiração. Não sei explicar a transformação que sinto nas minhas mãos e, muito menos o contentamento fulminante que se apodera dos meus pensamentos, emoções e, por extensão, da minha vida! Mas, para quê uma explicação? Não preciso dela. Apenas preciso de continuar a sentir...

Fantasma da Ópera foi um dos filmes que me marcou.
Todos nós guardamos máscaras dentro da nossa alma...não vale a pena negar! Houve uma altura em que o fazia pois pensava que o uso de uma máscara implicava, necessariamente, um sentimento ou atitude negativa da minha parte. Contudo, com o passar do tempo apercebi-me que esse negativismo provém de uma escolha...e quem escolhe somos nós!

O que estou a tentar transmitir é muito simples.
Eu tenho sonhos. Tu tens sonhos. Os sonhos são cruciais à nossa sobrevivência pois fazem-nos querer avançar. Para mim, uma máscara é a minha aliada nesta busca dos sonhos pois ela resguarda a minha essência. Se vocês acreditarem que conseguem conquistar os projectos que vos fascinam, embora todas as evidências ditem o contrário, arranquem do céu uma estrela e deixem que ela sofra metamorfose até adquirir a forma da vossa máscara.

O que sou hoje e o pouco que conquistei até então, deve-se, em parte, ao uso que fiz desta pequena e brilhante máscara. Aceitam críticas e conselhos construtivos, mas o resto...Para o resto, coloquem a vossa máscara e trilhem o vosso caminho, usando-a como escudo da vossa essência.Quando queremos e acreditamos no nosso trabalho e esforço, os sonhos estão ao alcance das nossas mãos...

22 comentários:

  1. ola Ana

    Não te conheço. Apenas cheguei aqui porque conheço o Atelier. Gosto mesmo muito do que escreves, e acredito que chegarás longe na literatura.
    Boa sorte

    ResponderEliminar
  2. Obrigada.
    É importante receber um feedback do nosso trabalho, principalmente quando esse trabalho nos dá imenso prazer.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, sinto me lisongeado com um comentario desse, vindo de uma escritora, tento fazer o melhor que posso, a escrita acalma-me e da-me liberdade.

    ResponderEliminar
  4. há algum, mas ainda sou um jovem, e reconheço que tenho muito a aprender. Acabei de postar um novo texto lol

    ResponderEliminar
  5. O Tempo é um jovem imaturo que nos arranca a juventude, mas ao mesmo tempo da-nos inteligência e sabedoria, o que compensa a velhiçe.

    ResponderEliminar
  6. Hum,da-nos responsabilidades,e isso é uma das maiores problemas para os jovens pois perferem não ter nenhumas, obriga-nos a crescer, ganhar juizo, envelheçemos por fora, e ficamos mais sabios por dentro. Ficamos sempre com uma parte de criança, há quem diga até que quando envelheçemos até aos setentas, oitentas começamos a regredir, (talvez porque perdemos as nossas faculdades)

    ResponderEliminar
  7. Pois agora penso isso, mas tenta ver isso pelos olhos de um adolescente, compreendes-me?
    Com o tempo toda gente muda de uma maneira ou de outra é claro que fica sempre infimas partes da nossa personalidade.
    O que nos torna unicos.

    ResponderEliminar
  8. Sim é verdade, somos seres complicados ,nós humanos. ahah, mudamos constantemente.

    ResponderEliminar
  9. infelizmente tenho que concordar, a pessoas que precisam de muito mais que um aviso para perceberem em quê estão a errar, ou o que estão a fazer de mal, e por vezes arruinam as suas vidas, para sempre, a vida são escolhas, boas ou más.

    ResponderEliminar
  10. é uma boa frase, agora fez me pensar, e sabe bem, pensar alivia a mente, e faz nos transgredir nossas fronteiras. Sim infelizmente somos muito carnais e cedemos a muitos vicios e loucuras.

    ResponderEliminar
  11. é interessante. Como podes renunciar a alguma coisa, e depois escolhe-la no futuro, confunde-me todo xD hehe

    ResponderEliminar
  12. é verdade, vá vou ceder aos encantos da minha cama, principalmente aos da almofada xD
    Se me quiseres adicionar, jose_louco@hotmail.com

    ResponderEliminar
  13. Olá

    Eu sou um cota e não compreendo nada de modernices. Alguém me explica o que quer dizer xD?

    ResponderEliminar
  14. É simples:
    "Eu tenho sonhos. Tu tens sonhos. Os sonhos são cruciais à nossa sobrevivência pois fazem-nos querer avançar."

    ResponderEliminar
  15. Olá Ana

    Li Ópera de Cristal e fiquei completamente rendida. Lindo, lindo, lindo!!!
    Quando é que sai o próximo?

    Maria Eduarda

    ResponderEliminar
  16. Obrigada.
    É essencial ter um feedback dos leitores para poder melhorar e aperfeiçoar a minha escrita. xD
    O próximo já está a ser elaborado...

    ResponderEliminar
  17. Uma filosófica e inteligente reflexão sobre sonhos e máscaras, ambos tão inerentes a nós os humanos. Parece até que eles são necessárias à formação de nossa personalidade ao longo dos anos, como se nos acompanhassem independentemente de nossa vontade.

    Belo e criativo blog, o seu. Parabéns. Sigo-o a partir de agora, se me permite.

    Fraternal abraço.

    ResponderEliminar
  18. Olá Ana

    O que é para ti a máscara? Um escudo invisível contra as críticas? Uma defesa? Será benéfico usá-la? Não será mais saudável encarar, tanto a luz como a escuridão, de cara exposta. Eu sempre achei que a naturalidade e a transparência são a melhor forma de viver: gasta-se menos energia psicológica no ministério da defesa da nossa essência. E essa energia pode ser canalizada para atacar novas causas, para tentar a superação permanente. A máscara ofusca, prende, cria um permanente estado de sítio que emagrece a inspiração e a criatividade. Contra o mundo selvagem só há que perceber que o mal existe, que existe a inveja e a maledicência, e não é uma máscara que o vai aboliar algum dia das nossas vidas. Tira a tua máscara e vai! O mundo espera ansiosamente por ti.

    ResponderEliminar
  19. Olá.
    Sem dúvida que, para mim, a máscara é uma defesa relativamente ao que referes por "mundo selvagem". E, contrariamente, ao que dizes penso que ela aumenta a minha inspiração e criatividade pois a minha essência continua "imutável". Como referiste, a inveja, o cinismo, a maledicência andam sempre por aí...eu só tento minimizar o seu impacto neste meu mundo. xD

    Gostei muito do teu comentário.
    Obrigada.

    ResponderEliminar