domingo, 25 de janeiro de 2009

Se...

O mundo de hoje não é semelhante ao mundo de ontem nem será idêntico ao mundo de amanhã. O hoje actual é o resultado de um conjunto de situações ou acções, preparadas minuciosamente ou provindas de equívocos sequenciais e genuínos, que enfeitam a realidade dos homens e mulheres que pisam no terreno terrestre, cujo dono é o desconhecido. Estas actuações orquestrais enfrentam a essência do público, que simboliza os desafios e as vontades mais íntimas, humanas e desumanas, dos habitantes que ainda sobrevivem. Todavia, também existem confrontos no interior do palco, que se abate durante a passagem dos segundos, prevendo a dor dos minutos e a certeza do fim das horas!

Esta passagem temporal que se encontra em sintonia com as visitas cíclicas das nuvens pelo horizonte visível, assemelha-se à máquina do tempo na medida em que tudo já se encontra tão mecanizado que nada parece conservar o decorrer das horas, as acções e, consequentemente, as suas consequências, quer sejam a curto ou longo prazo. Hoje em dia, é irónico observar as pessoas…se não tivesse que trabalhar ou estudar, seria essa a minha ocupação…é bastante interessante! Se repararem com atenção, toda a gente age de acordo com acontecimentos que, sinceramente, não têm que acontecer …porque é que amanhã terá de ser o sol a fornecer-nos a luz do dia e, não poderá ser uma lanterna gigante fabricada na mágica, inefável e encantada Finlândia? Porquê é que amanhã não posso andar de modo diferente, apercebendo-me que a atmosfera da Terra se transformou numa atmosfera parecida à da Lua?


O verdadeiro tesouro do mundo inteligente seria muito mais poderoso, eficaz e prestigioso se na sua fonte estivesse um motor, cuja principal função iria consistir no fabrico de inúmeros “ses” que, por sua vez, dariam origem a um conjunto de questões pertinentes sobre as condições verdadeiramente humanas e, sobre a imaginação e o poder dos sonhos, sendo estes vitais para o avanço saudável do mundo! A partir destas pequenas palavras, grandes conquistas poderiam ser feitas uma vez que é na dúvida que surgem novos modos de vida, novos sentidos de existências, novas razões para respirar o ar cada vez mais poluído de egoísmo, revolta e desespero…Infelizmente, os ponteiros dos relógios, em princípio, dão os seus passeios diários todos ao mesmo ritmo e, na realidade, milhões e milhões de atitudes relevantes são dadas (apesar de, nem todas elas, serem realizadas com a quantidade necessária de bom senso e, principalmente, de consciência) ao mesmo tempo, sem oportunidade de surgirem num mesmo contexto de vida ou de se tornarem num simples rascunho capaz de ser modificado caso haja algum problema irremediável. É nesta composição repleta de corações, que podem parar a qualquer segundo, perdendo, assim, a possibilidade de olhar uma última vez para uma estrela cintilante, que lhe pisca os olhos com um toque malandro e sedutor, que ainda é possível entrar no palco estrelado, cujo nome particular é partilhado visto que apenas são necessárias duas letras para unir biliões de pessoas, detentoras de infinitas posturas perante a vida, real ou não…


Sinceramente, não acho que seja necessário uma reflexão de horas e horas sobre um qualquer assunto que, talvez, jamais será útil para a vida…apenas penso que é melhor perder um minuto da vida em vez de perder a esperança da vida num minuto pois o sonho é a única imaginação que o doador da quimera, utopia e fantasia nos coloca nas mãos…cabe, à suposta consciência humana, aquilo que se deve fazer…


…enterrar o baú mágico que nos aquece e alegra os sorrisos…ou…tentar, pelo menos, elevar o seu conteúdo até às estrelas, tornando a noite em dia, as lágrimas num toque suave de riso, a realidade num sonho vivido…


E se a tua vida está presa num “se” escrito nas tuas mãos?

4 comentários:

  1. Ana, seu texto muito bem escrito é denso e cheio de meandros que despertam nossa sensibilidade. Vale lê-lo mais de uma vez porque sempre há a possibilidade de aprender algo mais.

    Fraternal abraço do amigo Gilbamar.

    ResponderEliminar
  2. que testamento mulher... foi uma explosão literária quase de dimensões bíblicas... xD
    mas está muito bom na mesma... :)
    beijinhos do rabeta paxao

    ResponderEliminar
  3. Tavas inspirada nesse dia "menina da lua"...

    mas está muito original...

    beijinhos da Didi...loooooool

    ResponderEliminar